O 17º Festival oferece nove prêmios aos participantes da mostra Panoramas do Sul: um Grande Prêmio em dinheiro, no valor bruto de R$ 45 mil, e oito prêmios de residência, possibilitados por parcerias estratégicas com instituições de formação, pesquisa e produção em três continentes. A Rede Videobrasil de Residências estimula as possibilidades dos intercâmbios como um aspecto cada vez mais relevante da experiência artística contemporânea e oferece experiências diversas em natureza e foco. Os prêmios são:

Prêmios de Residência Artística FAAP – São Paulo, Brasil (dois prêmios)

A Residência Artística FAAP tem sede no Edifício Lutetia, no centro de São Paulo, e estimula os artistas a investigar o contexto urbano. O programa é mantido pela Fundação Armando Alvares Penteado.

Prêmio de Residência Artística – Sacatar – Itaparica, Brasil (um prêmio)

O programa de residência do Instituto Sacatar enfatiza a importância do ambiente para a criação de uma dinâmica de convivência e ações colaborativas entre os residentes. O prêmio tem apoio do Prince Claus Fund holandês.

Prêmios de Residência Artística – Kiosko – Santa Cruz de la Sierra, Bolívia (dois prêmios)

Criado em 2007, o programa da galeria Kiosko reúne um artista boliviano e um artista de outra nacionalidade em convivências de dois meses. Caracteriza‑se pela preocupação política e social, e estimula os artistas a enfrentar questões culturais com propostas originais. Integrante do residencias_en_red, a residência é apoiada pelo Centro Cultural da Espanha e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID).

Prêmio de Residência Artística – Videoformes – Clermont-Ferrand, França (um prêmio)

O Videoformes é um centro de produção e difusão de linguagens artísticas baseadas em vídeo e tecnologias digitais em Clermont‑Ferrand, na França. Seu programa de residência oferece apoio técnico e intercâmbio de conhecimento. O prêmio tem apoio do Consulado Francês em São Paulo e da Aliança Francesa.

Prêmio de Residência Artística WBK Vrije Academie – Haia, Holanda (um prêmio)

A Vrije Academie Werkplaats voor Beeldende Kunsten mantém um programa de residência que estimula artistas jovens, holandeses e estrangeiros, a explorar visões novas, que contribuam para o seu trabalho.

Prêmio de Residência Artística – pArtage – Flic-en-Flac, Ilhas Maurício (um prêmio)

Criado em 2003 por artistas, o centro de arte contemporânea pARTage, nas Ilhas Maurício, incentiva projetos que respondam ao ambiente, estimulando a interação com artistas locais e habitantes da ilha. O prêmio tem apoio do Prince Claus Fund.