REGULAMENTO

INSCRIÇÕES
  Serão bem-vindas obras de arte eletrônica produzidas a partir de junho de 2003 por artistas de língua portuguesa e todos aqueles oriundos dos países do chamado “circuito sul”: América Latina, Caribe, África, Sudeste Asiático, Europa do Leste, Oriente Médio e Oceania.

Cada participante poderá submeter somente 1 (uma) obra à seleção. As obras em vídeo não poderão ter duração superior a 30 (trinta) minutos. Conteúdos institucional, promocional e publicitário não serão aceitos. A inscrição é gratuita.

Para efeito de inscrição, as obras em vídeo devem ser submetidas somente em fitas VHS ou DV (NTSC e/ou PAL), que não serão devolvidas. Se selecionadas, serão solicitadas para exibição nos seguintes formatos: vídeo (Beta SP, Mini-DV; PAL / NTSC) e DVD. No caso de obras multimídia, o participante deverá especificar a plataforma e a configuração necessária. No caso de projetos de internet é imprescindível uma especificação técnica detalhada.

DATA-LIMITE
  A data-limite para inscrições é 15 de abril de 2005. Somente serão aceitos os trabalhos cuja data de postagem não ultrapasse a data-limite. A organização do Festival não se responsabiliza por eventuais danos no transporte.

SELEÇÃO 
 

As obras inscritas serão selecionadas para as seguintes mostras:
• Investigações contemporâneas: obras que se destacam pela inventividade e pela inovação do processo de pesquisa que desenvolvem (linguagem, temática e abordagem).
• Novos vetores: obras de realizadores ou coletivos artísticos emergentes das mais variadas regiões do circuito sul.
• Panoramas do sul: obras que ampliam o estado da arte da produção do sul.


PREMIAÇÃO
  Um júri especializado premiará 1 (uma) obra de cada uma das mostras. Fica a critério do júri oferecer ainda menções especiais. O júri é soberano e sua decisão, final e irrevogável.

TRANSMISSÃO DE DIREITOS
 

A todos os selecionados será pedido que transfiram à Associação Cultural Videobrasil os direitos de transmissão, difusão, direitos de arquivo, direito de uso de trechos pela imprensa, para fins promocionais, e em serviços de mídia digital (como internet, CD-ROM, DVD etc.) incidentes sobre seus trabalhos.

As obras poderão ser exibidas em televisão somente em conexão com a competição, e todo uso adicional será feito mediante acordo. As cópias das obras selecionadas ficarão em propriedade da Associação Cultural Videobrasil, como parte do acervo histórico do Festival. Poderão ser acessadas gratuitamente pelo público na Videoteca da Associação, apresentadas em outros festivais, mostras e atividades culturais, sempre sendo feita menção à sua participação no Festival. No caso das obras premiadas, os organizadores terão o direito de exibi-las e reprisá-las em televisão pública e privada, sempre mencionando os prêmios a elas atribuídos.


DOCUMENTOS
 

Somente serão considerados inscritos no Festival trabalhos acompanhados do seguinte material:
• Protocolo de inscrição inteiramente preenchido e devidamente assinado.
• 3 (três) a 5 (cinco) fotos cor ou p&b da obra em formato 35 mm ou digital em CD.
• 1 (uma) foto cor ou p&b do(s) autor(es) em formato 35 mm ou digital em CD.
• CV do(s) autor(es) contendo endereço, telefone e/ou e-mail atualizado.

Caso as fotos enviadas estejam em formato digital, estas devem respeitar as seguintes especificações:
• Imagens em jpeg
• Formato 640x480 pixels
• Resolução 300 dpi

Para obras enviadas de fora do Brasil, deverá constar na embalagem, de forma visível, a seguinte informação: FITA DE VÍDEO PARA FESTIVAL DE CARÁTER CULTURAL, SEM FINS LUCRATIVOS. Para evitar problemas na alfândega, por favor não declare um valor maior do que 5 (cinco) dólares.


INSCRIÇÕES OFF-LINE

• A inscrição off-line somente terá validade se a obra estiver acompanhada do formulário de inscrição (impresso da internet ou fotocópia), inteiramente preenchido e devidamente assinado, enviado por correio.

• Caso queira receber o formulário de inscrição por correio, encaminhe o pedido para o e-mail 15festival@videobrasil.org.br, ou entre em contato conosco pelo telefone 55 11 3645-0516.